Não! Não sou a única!
Pois não!
Quem desse lado não perde tempo com “besteiragem”?
Quem desse lado não fica desesperado por dias que não rendem?
Não vem que não temmmmm!
Todos perdemos tempo!
E foi por isso que decidi partilhar as dicas que uso comigo para não passar a vida a desfocar e a perder tempo no trabalho.
Confesso que tenho dias miseráveis!
Tanto desfoco que até tenho vergonha de mim!
Mas não estejam à espera de dicas muito elaboradas, são dicas muito práticas que tive que me obrigar a cumprir, senão…
Já se sabe que o rendimento seria ZERO!
Aqui ficam as 9 dicas para combater os maus hábitos que me roubam tempo no trabalho!
Dica#1 REDES SOCIAIS
Claro! Tinha que ser!
Por mais que nos custe e que até não admitamos, as redes sociais são viciantes.
E mesmo quem trabalha com redes sociais sabe que, muito do tempo é queimado a passar olhos pelo feed.
Até fica a doer o polegar de tanto scroll!
“Ah e tal eu só vou ao Facebook uma vez por dia…”
Pois sim!
Ou ficas lá 2 horas, ou nem te dás conta das vezes que lá vais!
Então a minha dica é, se o vício for maior que o foco, toca de desligar as notificações!
Dica#2 TELEFONEMAS SOCIAIS
Quando estou a fazer um trabalho bem chato, o telefone toca e é aquela amiga que me vai contar coisas de me fazer rir, o que eu faço?
Atendo óbvio!
E o que acontece?
Uma hora depois entro em desespero, primeiro porque estou atrasada em tudo e depois porque já não me apetece fazer nada.
Deixar os telefonemas sociais para a noite ou fins-de-semana!
Em caso grave, desligar o telemóvel ou colocar no silêncio.
Dica#3 MÚSICA
Eu já disse várias vezes aqui no blogue que desde que acordo a música faz parte do meu dia.
Quando estou a trabalhar não dispenso mesmo, mas…
Há dias que chego a levantar-me com a caneta na mão, a simular um microfone para fazer a performance total!
E o quê que acontece?
Faço isso o álbum todo, mais de 1h…
Não consigo trabalhar sem música, mas tento não o fazer com músicas que me apeteçam cantar e dançar, senão… está tudo estragado!
Escolho músicas que não conheço ou temas instrumentais.
Dica#4 LOJAS ONLINE
E quando estou aborrecida?
Entediada?
Sem vontade de fazer nada…
O que faço?
Vou dar um olho pelas lojas online!
E 3 horas depois ainda lá ando, a escolher, a comprar, a ver, a arrepender-me de ter comprado, enfim…
Então o truque é:
Bloquear esses sites!!
AH AH AH estou a brincar claro!
Nunca na vida!
É saber gerir o tempo que passo nisso.
Confesso que gosto de ir lá de vez em quando.
É como quem gosta de ir ver os sites de futebol!
Mas com juízo para não perder o foco do trabalho!
Normalmente tento ir nas horas da “pausa”, ou ao almoço, lanche e pronto, o peso na consciência é menor e o foco não se perde!
Dica#5 BLOGS / YOUTUBE
O mundo digital é o meu mundo e até tenho alguma obrigação (palavra forte) de andar em cima do acontecimento e saber o que se passa nos blogues e canais de Youtube.
Mas… muita calma nessa hora!
Uma coisa é andar em cima do acontecimento outra é ver 30 vídeos de enfiada e ler 50 blogues de rajada!
Not not not!
Ler blogues e ver vídeos sim, mas com tempo estabelecido para isso.
Dica#6 REUNIÕES XXL
Quem nunca foi para uma reunião às 11h, que se transformou em almoço e de repente em cafezinho às 17h?
Pois é! A mim também me acontecia várias vezes!
Quando nos identificamos com as pessoas e começamos a falar, ai meu Deus!
Eu para falar não há melhor, começo e só acabo quando já está a anoitecer, quando apanho uma como eu, fodeu! (desculpem a asneira, mas rimou!!!)
Quanto às reuniões penso que há dois truques a ter: diminuir o tempo das reuniões e diminuir a quantidade de reuniões.
A maioria das coisas pode ser resolvida por e-mail ou telefone e assim poupa-nos tempo e evitamos perder o foco.
Dica#7 TUDO AO MESMO TEMPO
“Sou a maior e faço tudo ao mesmo tempo!”
Humm…. d-u-v-i-d-o!
Essa coisa do multitasking é gira mas pouco credível!
Eu até começo com esse espírito, mas de repente o meu cérebro começa a dar rateres e esqueço-me de fazer “send” em e-mails, mando e-mails trocados, enfim…
O melhor mesmo é ligarmos o modo masculino do cérebro (ah ah ah) e fazer uma coisa de cada vez!
Dica#8 E-MAIL
Convém estarmos atento ao e-mail, mas, ao e-mail profissional senão o nosso foco vai-se sem data de regresso!
São e-mails de amigos a convidar para jantares, são newsletters de tudo e mais alguma coisa, são e-mails com promoções…
Ou seja é tudo e mais alguma coisa que uma pessoa que já não esteja com muita vontade, a perca de vez.
Por isso, deixar o e-mail pessoal para o fim do dia!
Acho que é o melhor!
Dica #9 ORGANIZAR
Eu bato muito nesta tecla aqui no blogue.
A organização é a base do meu trabalho e da minha vida.
Se entro numa espiral de desorganização não faço nada de jeito.
Bloqueio e não consigo produzir.
Por isso, tento sempre ter as minhas to do’s em dia, gosto de ir riscando e gosto principalmente de saber que tenho tudo controlado no sentido que, não me vou esquecer de fazer as minhas obrigações.
E é isto minhas Pessoas Queridas!
Já perceberam que sou uma pessoa muito focada e que raramente desfoco certo? AH AH AH AH
Por isso e que me obrigo a estas 9 dicas!
E vocês como fazem para manter o foco a trabalhar?
Já me seguem nas redes sociais? ♥
Facebook | Instagram | Pinterest
[…] 9 Dicas para combater os Maus Hábitos que me ROUBAM tempo no trabalho […]