E se lhe dissessem que é difícil alcançar a vitória ou que não pode começar um negócio ou avançar com uma ideia porque não tem perfil para isso?
Sonhar sem implementar, medo de falhar e entregar-se aos obstáculos são algumas das características que podem ser um entrave para fazer a diferença.
É precisamente esta a ideia defendida no filme “McFarland, EUA” baseado numa história verídica e no qual Kevin Costner protagoniza o papel de um treinador, que descobre um grupo de jovens num liceu norte-americano com capacidades de atletismo excecionais.
Estes jovens, apesar das dificuldades que enfrentam e das diferenças sociais, tornam-se campeões, correndo contra tudo e todos.
Trata-se de uma história de superação e de força de vontade de jovens que trabalham arduamente dia a pós dia no campo e cuja vida não é muito promissora.
No entanto, o treinador Jim White (papel interpretado por Kevin Costner) consegue incutir nestes jovens o espírito desportivo para superar a adversidade e propõe a corrida como uma forma de liberdade e de expressão.
Com coragem e determinação, os seus atletas lutam para vencer os obstáculos não só físicos, mas também sociais e mostram que, ao acreditarem que são iguais e ao não arranjarem desculpas, alcançam o seu potencial e chegam à vitória.
A verdade é que sempre que pensamos num obstáculo e o consideramos intransponível, ficamos agarrados ao pessimismo e travamos a nossa inteligência e audácia para dar um passo em frente.
Kevin Costner no papel que protagonizou ajudou a sua equipa a ultrapassar o medo, a gerir as diferenças, a lidar com o risco, mas principalmente a aceitar e a acreditar nas suas capacidades.
São histórias como estas que, apesar de fictícias, são transponíveis para a realidade e que nos inspiram a traçar um caminho diferente daquele que estamos habituados.
Tal como a equipa de Kevin Costner aprendeu a acreditar nas suas potencialidades também os portugueses precisam de acreditar mais em si.
Por isso, se hoje ainda não acreditou em si, faça-o e verá que o caminho para a vitória será seu!
Siga-me no Facebook e também no Twitter: @TimVieiraShark.
Veja também:
É mesmo assim, a força de acreditar, de conseguir e vencer está em cada um de nós. Temos de ser os primeiros a acreditar por muito dificil que seja.
Beijinhos
Isso mesmo! Beijinhos