Ódio no mundo da blogosfera

Andava aqui a pensar para comigo sobre este assunto… e hoje decidi partilhar com vocês.

Acredito que quem me lê, pensa parecido comigo, senão não se dava ao trabalho de vir cá.

Para mim, a melhor coisa que a internet me trouxe foram os blogues! Eu leio blogues desde que descobri que isso existia. E adoro! Riu, choro, concordo, discordo, comento, visito em silêncio… faço tudo isto há muitos anos. Talvez por isso e porque adoro escrever, decidi criar O Fabuloso Destino de Maria Amélia.

Mas há coisas que me dão cabo dos nervos…

Sou muito boa em análise ao comportamento humano, e quanto a mim, tenho um MBA, conheço-me lindamente e sei perfeitamente a forma como me posiciono na vida. Faço uma perfeita swot analise de mim mesma, sei quais são os meus pontos fortes e fracos, as áreas a melhorar, então, considero-me uma pessoa com bom gosto e relativamente inteligente e daí, durante esta década de leitora na blogosfera escolhi sempre blogues que me preenchessem, que me fizessem companhia, que me ensinassem, que me fizessem rir, que me acrescentassem… não me lembro de ser estúpida o suficiente para ir ver blogues que não gostava. E se por acaso fui, visitei-os 3 vezes: primeira, única e última! Apenas isso!

Desde que tenho um blogue (não me considero blogger) que tenho conhecido mais blogues do que conhecia apenas enquanto leitora, uns bem porreiros, outros que nem percebo bem que gozo dá ter ou ler um blogue assim, mas meus amigos, isto há gostos para tudo. Há quem se lambuze por caracóis e eu nem os posso ver, mas chama-se: Respeitar os outros. E eu sou boa nisso… no respeito!

Não gosto, não vou lá. Simples certo?

Comigo devem fazer a mesma coisa. Visitam-me. Se não gostam? Não voltam.

Agora há uma linha ténue entre ter opinião sobre coisas, pessoas e afins e dizer/escrever merda com a intenção de magoar os outros. Para quê?! Isso serve mesmo para quê?! Que gozo dá?!

É que a mim, dá me um gozo do caraças escrever… e não me consigo imaginar a ter gozo em escrever um tema desses…

Ou seja, eu até vos respeitaria se não tivessem todos os dias a arma apontada na cabeça de alguém… sinceramente, mas falta-vos inspiração?!?! Olha a mim falta-me tempo para conseguir escrever tudo o que quero… e também paciência para temas destes!

Quando lancei o blogue, fui abordada por uma wannabe blogger (que não vou dizer nomes, a própria sabe bem quem foi) a dizer que queria criar um grupo de bloggers novas para tentar combater o lobby das bloggers mais antigas… a sério que esta merda aconteceu. E eu respondi:

“Não tendo eu 12 anos, nem uma mente pequena com graves questões de ressabiamento por resolver, não me revejo nesse conceito. No entanto, agradeço o convite e desejo-vos toda a sorte para apertarem a corda no pescoço, façam-no com força!”.

Não me faltava mais nada!

Então isto já dá um trabalho dos diabos (que adoro!) e ainda ia ter que plantar ódio todos os dias?!

O pior é que esta abordagem não foi filha única.

Também ao início me aconselharam a dizer mal de alguém, porque isso cria mais visualizações, mais likes no facebook, maior buzz na rede… Pois é, então vou continuar com poucas visualizações, com poucos likes e com pouco buzz, mas com sentimento de integridade. Sentimento de pessoa que não tem objectivo de agredir gratuitamente alguém escondida atrás de um teclado. Se é para agredir é mano a mano meus queridos. Isso de cobardia está fora de moda… Essa treta da liberdade atrás de um teclado é para fantoches…

Disseram me até que era uma estratégia de marketing. E olhem que eu, até entendo de marketing, mas esse tipo de marketing-agressivo-manhoso-beira-de-estrada desconhecia, por isso, posso ser má (aos olhos de quem me aconselhou) em marketing, mas sou boa pessoa. E ao fim do dia é isso que me interessa.

Se hoje tenho um blogue, é porque muitas vezes me revi em muitos blogues, é porque muitas vezes me fizeram companhia. Não mudei uma gota desde que tenho o meu blogue e continuo a visitar todos os outros que antes visitava, até encontrei mais e visito-os também. Visito-os porque gosto, porque me dão gozo de ler. Simples!

E não tenho qualquer problema em dizer que sou leitora dos blogues do Arrumadinho, da Pipoca, da Barbie, da Mini-saia, da Maçã, do Ken, do Cláudio, da Coco, do Homem, dos Rapazes, da Cristina, do Manuel, e tantos outros. Sou! Vou lá, leio, quando quero comento e pronto. Ou seja, sou tão só e apenas como uma pessoa normal que não lhe apetece andar sempre a pisar campo de minas à espera que rebentem. Vivo melhor na alegria e na paz do que na raiva e no “ressabianço”. Cada um escolhe o que quer para si, e eu… escolhi isso!

Independentemente de me identificar mais com uns blogues do que com outros, vou lá porque quero, porque gosto.

Acima de tudo, respeito imenso… repito: respeito imenso o trabalho que cada um deles tem, para nos dar conteúdo para ler.

E continuarei sempre a ser assim, desde que eles não comecem a plantar o ódio só porque acordaram com vontade de destruir alguém! Não acredito que o façam. Esses revelam-se cedo… como bem se vê…

E este texto não é para prestar vassalagem aos bloggers antigos ou para os defender (até porque não vejo qual o meu interesse nisso e nem tão pouco os conheço pessoalmente sequer) porque como já disse, não me considero uma blogger, eu sou uma pessoa que gosta de escrever e que tem um blogue, mas se quiserem apontar armas, feel free meus queridos, porque isso ao pé dos dragões que já matei, não passam de formigas (e das pequenas!).

E depois ainda nos admiramos que as crianças deste país andem baralhadas… andem perdidas entre o bem e o mal… entre o ódio e o amor e respeito pelo próximo…

E já agora uma boa notícia: a blogosfera não tem fim… há sempre lugar para mais um… não tenham medo de não caber… espreitem o Brasil, ou a Itália, ou os EUA… são muiiiiiiitos e todos cabem dentro da blogosfera! Calma gente… muita calma nessa hora!

Não temos que ser todos amiguinhos, nem andar aos abracinhos… mas dou-vos uma ideia: Cada vez que acordarem com uma bomba para destruir alguém, usem essa energia para fazerem uma panelona de sopa e irem servi-la de almoço aos sem abrigo. Boa?! Há quem não precise de ideias, já o faz naturalmente, mas acho que neste caso é um bom substituto! Mas cuidado que ir dar sopa aos sem abrigo não gera visualizações e talvez vocês não saibam viver sem isso, mas bom mesmo, é sentir que se ajuda alguém…

E não… não vos estou a chamar de pessoas medíocres, acéfalas, infelizes…

E pronto… podem disparar que já vesti a armadura! 😉

16 Replies to “Ódio no mundo da blogosfera”

  1. Achei este texto maravilhoso! E acredito que se todos ajudarmos a semear o “bem” neste e deste mundo, todos iremos receber o mesmo em troca. Gosto de sentir que existem boas pessoas a querer bem ao próximo. Não consigo suportar a mediocridade e a cobardia. Não são bons exemplos e muito menos uma boa semente para o futuro. Bem haja a todos aqueles que lêem blogs como este e são igualmente boas pessoas. É isso que o mundo/ o nosso futuro precisa. Bem haja pela sua opinião!

    1. Obrigada Rosa!
      De facto, nós atraímos os semelhantes, daí acreditar que quem me lê tenha essa posição positiva perante a vida.
      Muito obrigada.
      Beijinhos

  2. Gostei Maria Amélia, um beijinho especial desta tua amiga.

  3. Mas entendes que as pessoas nao gostam todas do mesmo e podem gostar mais dos outros blogs que nao sejam esses mais conhecidos. e ha ainda quem acha divertido dizer mal.

    1. Olá M.

      Eu entendo tudo e ainda bem que não gostamos todos do mesmo.
      E também eu não gosto de blogues por eles serem mais ou menos conhecidos, até porque muitos dos que leio nem são portugueses e há muitos que existem há muito pouco tempo e que acho-os muito interessantes.
      Agora que tenho um sentido de humor apurado tenho, mas daí achar divertido estragar o dia a alguém….isso já são outros 500!
      Obrigada pelo teu comentário.
      Aparece mais vezes. 🙂

  4. Maria Amélia sei bem do que falas, também assisti a essa polémica nos últimos dias e não tinha ideia desse ódio todo…
    Concordo com todas as letras que escreveste e ainda bem que te encontrei! Agora vou passar a vir diariamente visitar-te.
    Também eu não gosto de ódios e maus estares!
    Bem haja Maria Amélia.

    1. Olá Rute! Bem-vinda ao Fabuloso Destino 🙂
      Obrigada por te teres identificado, espero continuar a surpreender-te todos os dias.
      Beijinhos*

  5. fiquei a conhecer o blog atraves da skin da blogger’s choice e gostei muito,
    mas ao ler fiquei com a percepção que es (se me permites que trate por tu) ligada ao marketing 🙂
    estarei errada? ou terei uma colega ?
    Compreendo tão bem o teu post . parabens
    e a parte de haver espaço para todos sim à sem dúvida , eu estou mais familiarizada com os blogs brasileiros e aquilo está cada vez maior a profissão de blog aqui em PT só agora é que está a começar mas mais vale tarde do que nunca ja ando nesta vida desde 2007 e amo o que faço , amo e só que não tem um blog não consegue entender isto ou diz” há pois sentada num pc a escrever umas “tretas”” mas essas tretas faz com que sejamos felizes (falo por mim) e que cada vez mais gosto do que faço

    beijinho grande
    passa lá pela blog se ficares interessa annydajuba.blogspot.pt vou gostar de te receber

    Anny

    1. Olá Anny!
      Pois olha ainda não sabia que tinha sido escolhida na Skin Opinion Maker. 🙂 Trouxeste boas notícias!!
      Depois agradeço-te desde já a visita.
      A frase que mais me marca no teu comentário é: “amo o que faço”. Só por isso, aplaudo-te por nunca teres desistido mesmo quando encontras tantas adversidades. Sim, há espaço para todos! Vamos ser felizes e respeitar o trabalho de todos!
      e com certeza que podes contar com as minhas visitas diárias.
      Agradeço-te mais uma vez por teres vindo até cá.
      Ah….e quando ao marketing…. é tipo a relação que a Jlo tem com o Bronx…nós até podemos mudar de profissão, mas o mrk nunca sai de dentro de nós 😉
      Beijinhos!

  6. Descobrimos o teu blogue porque tiveste a amabilidade de deixar um comentário no nosso blogue (O blogue Ela e Ele, Ele e Ela . o Blogue de um Casal, lembras-te?). Muito obrigada por isso. Por essa oportunidade de nos dares a conhecer o teu blogue! Adorámos! E olha que não somos do tipo de pessoas que diz que sim porque é bonito. Não somos desse tipo de bloggers. Somos daquele tipo que quer seja com uma parceria, com um leitor menos simpático ou com o mais dos simpáticos (etc, etc) mantém sempre a sua opinião e a dá sem problemas. A menos que alguém a faça mudar e é certo que é preciso ter sabedoria para aprender a reconhecer quando devemos mudar a nossa opinião, achamos…

    Bom, mas vamos ao que interessa. É que tirando a parte dos caracóis (que por sinal adoramos!), achamos que todo este texto poderia ser escrito por nós mesmos. O facto é que não compreendemos o motivo pelo qual se diz tanto mal de quem recebe patrocínios, de quem não recebe, disto e daquilo… Cada um que viva a vida à sua maneira. Para quê rebaixar os outros para se sentirem num patamar supostamente superior?! Isso é sinal de muito baixo nível e quem assim é, não se eleva em nada. Aliás, ninguém se eleva a rebaixar seja quem for, mas isso já serão outros quinhentos…

    Pedimos desculpa, que o comentário já saiu longo… Mas olha, esperamos que tenhas gostado do nosso blogue. Nós com toda a certeza adorámos o teu e olha… Lá vais ter que nos aturar por aqui mais vezes 😛 Continua a ser como és… Keep it real! 😀

    Ela e Ele.
    http://www.elaeele-nos.blogspot.com – O blogue de um casal.

    1. Se me lembro? Então mas como eu poderia me esquecer do casal mais simpático de sempre do mundo da blogosfera! no way! 🙂
      Fico tão mas tão feliz por saber que este mundo é pisado por pessoas que querem ser boas pessoas, por pessoas que gostam de ser felizes…nem imaginam o quanto me preenchem o coração. OBRIGADA!
      Quando vos conheci, ou melhor, quando conheci o vosso blogue, identifiquei-me de imediato… é a velha história: Os idênticos atraem-se! E serei seguidora atenta 🙂
      Obrigada pela visita, obrigada por terem comentado e espero encontrar-vos por cá mais vezes…por cá ou por lá!
      E parabéns…. gosto de blogues reais, com pessoas reais e felizes.
      Ah….e já vos disse que são o casal mais simpático de sempre?!

  7. Estou agradavelmente surpreendida!!!! Que bom haver pessoas assim… Nem tudo está perdido. Beijinho!

    1. Obrigada Nina. Deixou-me muito feliz com o seu comentário.
      Beijinhos

  8. Sou leitora de blogues há muito tempo. É quase um hobbie. Leio muitos e de vários temas e fiquei agradavelmente surpreendida com o seu. Goso muito de vir ca e ja faz parte do tour diário.
    Esse ódio que fala entre blogues anda a minar a blogosfera, há vários blogues que só conseguem escrever para atacar assim como há vários blogues que já foram interesantes e agora parecem ringues de publicidade onde todos os posts são de interesse comercial. Eu entendo que vocês têm que ser pagos pelo vosso trabalho (e não me refiro ao seu blog ) mas eu enquanto leitora procuro post’s que me envolvam e que me enriqueçam o dia, cansa me que me andem sempre a tentar vender produtos nas entrelinhas ou até mesmo de caras, por isso, gosto vir aqui. Foi uma lugada que entrou na blogosfera. Por isso cá estarei deste lado!

    1. Olá Pcf!
      Muito obrigada por me considerar e por fazer parte do seu tour diário!
      É verdade que a blogosfera anda minada de ódio e entristece-me saber e ver que as pessoas gostam tanto de andar em ódio.
      No outro dia assisti a um “pseudo-comediante” e as piadas mais agressivas e destrutivas a alguém eram as que geravam mais gargalhadas… fiquei incrédula.
      Quanto ao lado comercial dos blogues, faz parte como diz, mas acho que tem que haver bom senso e não ser um blogue tipo televendas.
      Eu acho que o segredo está sempre no bom senso!
      Muito obrigada. Acredite que leitores com comentários como o seu também são uma lufada de ar fresco para mim 🙂

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Coisas FABULOSAS acontecem a quem subscreve esta newsletter!
Maria Amélia ícone
error: Conteúdo protegido!!
%d bloggers like this: