Tim Vieira | Os 5 livros que despertam o empreendedor que há em si

Considero-me um homem empreendedor porque gosto de experimentar o que é diferente. Sei que há o risco de falhar, mas prefiro olhar para o lado da oportunidade e para o lado de ter sucesso.

Apesar de, por vezes, dizerem que é difícil concretizar um determinado projeto ou ideia, gosto de pelo menos tentar. Os empreendedores são peritos em identificar e explorar oportunidades. São exímios na arte de criar novos produtos, serviços ou processos, já que veem o que escapa aos olhares dos outros ou que os outros não atribuem relevância.

Curiosamente, a vontade de ganhar muito dinheiro, as competências de gestão ou o desejo de poder ocupam os últimos lugares da minha tabela de empreendedor.

É esta a visão que tenho aprendido com os meus negócios e com as pessoas que fazem parte da minha equipa, mas também com grandes mestres que partilham nos seus livros as suas histórias, experiências e vivências.

Por isso, hoje decidi partilhar os livros que me inspiram e que eu recomendo a quem quer ser ‪‎empreendedor no mundo dos negócios ou na escola da vida.

Tenho a plena noção de que escolher os melhores livros implica sempre deixar de fora muitas obras igualmente importantes – que poderiam com toda a justiça estar no lugar destas. No entanto, todas as que partilho aqui têm em comum a premissa de que, independentemente do cenário ou experiência, o importante é encontrar formas de fintar os obstáculos e vencer.

Sugiro-lhe que leia estes livros de mangas arregaçadas, mas também com a humildade de quem se dispõe a aprender tudo como se fosse a primeira vez. Boas leituras!

1.”Elon Musk: Tesla, SpaceX, and the Quest for a Fantastic Future”, de Ashlee Vance

O sul-africano Elon Musk é conhecido como um empreendedor milionário, um dos fundadores do sistema de pagamento online PayPal e da empresa privada de transporte espacial Space X, além da Tesla Motors, empresa de carros elétricos de luxo.

O empresário trabalha cem horas por semana e sempre teve uma ambição invulgar pelos negócios. Com dez anos já fabricava pólvora de espingarda, misturando salitre, enxofre e carvão. E, aos 12, vendeu o seu primeiro videojogo. Cinco anos depois, abandonou a África do Sul para tentar chegar à fortuna nos EUA. Tinha a ambição de conhecer o “sonho americano”.

No seu livro, da autoria do jornalista Ashlee Vance, Musk mostra-nos que, como ele, podemos mudar o mundo.

2.”Start-up Nation: The Story of Israel’s Economic Miracle”, de Dan Senor e Saul Singer

Israel é um caso de sucesso mundial na criação de “start-ups”. As explicações para este facto foram analisadas no livro da autoria de Dan Senor e Saul Singer. Nenhum país do mundo dedica uma percentagem tão elevada do seu produto nacional bruto à investigação e desenvolvimento civil como Israel.

De onde é que vem toda esta inovação e capacidade israelita para criar e vender produtos nos mercados internacionais? Senor e Sanger sugerem três respostas.

A primeira é a existência de excelentes universidades, fundos de capital de risco e um elevado número de engenheiros no país. A segunda é um ambiente social que privilegia uma cultura igualitária, estimulante, individualista e tolerante em relação ao falhanço. A terceira é a importância de um longo serviço militar obrigatório, que alia a inovação tecnológica à liderança. Portugal pode aprender muito com este país, seguindo o seu exemplo.

3.”Faz Acontecer”, de André Leonardo

O André partilha neste livro algumas das histórias inspiradoras que recolheu ao longo de 126 mil quilómetros de viagem. Todas elas têm em comum a mesma vontade de fazer acontecer.

Bel Pesce, uma empreendedora brasileira que contra todas as probabilidades conseguiu ingressar no MIT, fundar a sua própria empresa e tornar-se, ainda jovem, numa das pessoas mais influentes do Brasil pela forma como encara as adversidades, ou o português Ricardo Teixeira, que, mesmo ficando tetraplégico, continuou a «lutar», trabalhou na gigante Microsoft e criou a sua própria empresa de sucesso que emprega hoje 60 pessoas, são algumas das histórias que poderá encontrar nesta obra.

4.”How They Started in Tough Times”, de David Lester & Beth Bishop

Quer começar um negócio mas está com receio? Este livro mostra-lhe que muitas das grandes empresas, como a Tesco, Argos, Foxtons, Burger King, Penguin, Oakley e Microsoft, deram o primeiro passo em tempos difíceis e de dificuldade económica.

O autor revela o que é realmente preciso para começar o seu próprio negócio, baseando-se nas suas experiências pessoais e em exemplos práticos de empresários bem-sucedidos.

5.”Jack: Straight from the Gut”, de Jack Welch

Jack Welch iniciou a sua carreira na General Electric em 1960. Em 1981, foi eleito o oitavo Presidente Executivo da empresa. Durante o seu mandato, o valor do capital da GE, cotada em Bolsa, aumentou mais de 400 mil milhões de dólares e tornou-se na empresa com a maior valorização no mundo. Hoje, gere a Jack Welch LLC, através da qual presta consultoria a um pequeno grupo de empresas da listagem das 500 maiores da revista Fortune. Os seus pontos de vista otimistas, onde “não existem desculpas” porque “as coisas têm de ser feitas”, são contagiantes. Com 80 anos, Welch ainda está envolvido no Jack Welch Management Institute, um programa de MBA online, mostrando que a idade não é um obstáculo, mas uma virtude!

 

Siga-me no Facebook e também no Twitter: @TimVieiraShark.

Veja também:

Tim’s Viewpoint

5 Replies to “Tim Vieira | Os 5 livros que despertam o empreendedor que há em si”

  1. Já por várias vezes que peguei no livro Start-up Nation: The Story of Israel’s Economic Miracle”, de Dan Senor e Saul Singer mas fiquei com dúvidas se seria bom, agora já sei que é um bom investimento.
    Obrigada pelas dicas.

  2. Os livros têm me acompanhado ao longo da vida e há sempre os que marcam e frequentemente me recordo deles.
    Na vida profissional também é assim, não conheço estes livros mas irei tratar disso 🙂
    Nunca é de mais lermos histórias que nos inspirem.

  3. Maria Guilhermina says: Responder

    Querida Maria Amélia,
    Tenho andado caladinha mas atenta. Agora com o Natal os afazeres são maiores e abusam do meu tempo livre.
    Mas como a minha vida foi feita de livros tinha que vir dizer qualquer coisa.
    Confesso que não conheço estes livros, apesar de já não fazer contas ao que fui lendo durante a vida, mas escolherei um deste para pedir como presente de Natal a ver se me safo das meias.
    Acho que é importante incutir nos jovens o gosto pela leitura e a aprendizagem que se tira da mesma.
    No meio do meu rebanho de netos há quem goste de ler e quem só leia obrigado, irei mostrar este texto aos mais velhos, pode ser útil na vida deles.
    Muito obrigada e deixo um beijinho e um abraço.
    Obrigada ao Tim porque trazer sempre energia positiva.
    Até breve Maria Amélia.

  4. Belas sugestões!

  5. Conheci o “Faz Acontecer” esta semana e gostei muito.
    Recomendo. Quanto aos outros, ficarão a partir de agora na minha lista dos próximos para ler.
    Obrigada Tubarão.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Coisas FABULOSAS acontecem a quem subscreve esta newsletter!
Maria Amélia ícone
error: Conteúdo protegido!!
%d bloggers like this: