Aprendi ao longo do tempo que se me organizar, fico muito mais tranquila.
Antes enchia a cabeça com coisas para fazer e tentava “chutá-las” para outro dia constantemente e ficavam sempre a lutar contra o dia e hora definida para fazer isso e até ficava contente quando conseguia voltar a adiar (vá, não me mandem pedras à cabeça porque eu sei que desse lado deve haver pelo menos uma pessoa como eu!! Ahaha)
Um dia parei e disse:
“Para quê?!”
E fiz uma análise a este meu (infeliz) comportamento, ora aqui vai:
Surge uma situação para ser resolvida e é preciso fazer um telefonema ou enviar e-mail ou qualquer coisa do tipo.
O que eu fazia?
Ficava preocupada, na minha cabeça ficava um sinal de alerta com mais um assunto para resolver e a cada momento do dia que a minha cabeça abanava a bandeira do alerta eu dizia para mim “agora não posso”, “fica para as 18h”, “amanhã de manhã resolvo” e por aí fora.
E os dias passavam e eu condenava-me por isso e o assunto continuava não resolvido e a (piiiii) da bandeira continuava a alertar para os temas pendentes!
Decidi deixar-me disso!
Este tipo de situações só intoxicam!
E por vezes são tão pequenos que se os resolvermos logo, nem damos por eles.
Agora se fizermos o que eu fazia, qualquer tema pequenino, vira um monstro.
Então decidi mudar.
Quando surge uma situação faço assim:
-> Se puder resolvê-la logo, faço-o de imediato. Não deixo ganhar “calo”.
-> Se tiver que ficar para depois, agarro na agenda e defino um dia e hora para o fazer, assumindo o compromisso de cumprir (e adoro aquela sensação de fazer um check da minha to do’s list).
-> Deixo de pensar no assunto, visto que está agendado para ser resolvido.
-> Dou exactamente a importância que o assunto tem (é muito importante não empolar situações pequenas e sem importância).
-> E como dizia o velho ditado: “Não deixes para amanhã, o que podes fazer hoje.”, tento resolver com a maior celeridade para me livrar dele!
É assim e mais nada!!
🙂
Também temos que optar por fazer assim. A ver se é desta que aprendemos…
<3