I’m Feeling | “Quem é a mais linda?”

Foi assim durante quase 11 anos. Sempre que te via a correr cheia de energia e alegria gritava para ti “quem é a mais linda?”. E tu ficavas tão feliz e eu também por te ver.

Hoje escrevo para ti Marita, e não podia começar sem te dizer que, para mim, serás sempre a mais linda no meu coração.

Deixaste uns donos de rastos, donos esses que nunca foram “apenas” donos, foram teus amigos, tua família. Não eras apenas o cão da casa. Fazias parte da família. Eras mesmo da família. Deste-nos 10 anos incríveis com a tua energia implacável. Deste-nos tanto amor. E os teus amigos (donos) estão tão tristes. Sentem-se tão vazios.

Como é que os teus 5 quilos ocupavam tanto espaço nas nossas vidas?

Deixaste um vazio tão superior ao teu tamanho…

Bem sei que nem sempre a vida foi simpática para ti. Lembro-me como se fosse hoje, de quando foste atropelada… que aperto no coração. Mas tu, valente que nem um gigante, aguentaste tudo e cada tratamento. Ainda que fazendo uma gritaria que parecia que estava um leão zangado numa jaula. Depois as operações e as costuras enormes… mais uma vez mostraste a tua fibra e aguentaste estoicamente que nem uma valentona que eras. Agora… chegou a hora de partires. Eu quero crer que sabias que ias partir. Na última vez que te vi, mesmo ainda longe de imaginar o diagnóstico dantesco, senti que não te iria ver por muito mais tempo. Era o teu olhar. Aquele teu olhar. Tinha mudado. Estava vazio… triste… com lágrimas.

E todos os esforços foram feitos, mas… já estava traçado que seria aquela 2ª feira a última.

Há muitas coisas nesta vida que não entendo e demoro algum tempo a aceitar, tal como a tua partida. Vai ser difícil para mim não voltar a perguntar-te “quem é a mais linda?”. Mas há coisas que para mim são muito claras, tal como a relação que tinhas com o teu melhor amigo, aquele que era conhecido como teu dono, mas que era muito mais que isso. Nunca vi uma relação assim. Tenho a certeza que se tivesses tido a oportunidade de escolher um dono, terias-o escolhido a ele. A vossa relação era inexplicável, era sinónimo de sintonia, de amizade, dedicação e de muito amor. Olhavas para ele como nunca olhaste assim para ninguém. A vossa relação era ímpar, ninguém entrava no vosso mundo. Comunicavam-se pelo olhar, gestos e sons que só vocês entendiam. Um dia, quando o dono foi operado, o teu desespero era doloroso de se ver. Vocês não podiam estar longe um do outro. Sofriam em silencio.

Eu entendo porque quiseste morrer nos braços do teu melhor amigo. Porque foi ele que escolheste para estares os teus últimos momentos. Por isso, dá-me algum aconchego à alma acreditar que partiste em paz nas mãos do teu melhor amigo.

Talvez ele nunca se vá esquecer do teu último olhar e suspirar, mas também nunca se vai esquecer de todo o amor que vos envolvia.

Obrigada por todos estes anos de amor, és um dos animais mais especiais da minha vida e que se transformou num membro de família.

I’m feeling black, porque preto era a cor do teu pelo e tanto brilhava ao sol, preto é também a cor que fica o arco-íris com a tua partida.

Agora quero também escrever para o teu melhor amigo, que também é o meu pai.

“Pai obrigada por me ensinares a amar animais dessa forma tão genuína e maravilhosa. Tenho a certeza que foste sempre o melhor amigo e companheiro da Marita e, por isso, ela quis guardar os últimos momentos para ti.

Sei que agora não há palavras que te confortem o coração, mas lembra-te que ela não gostava de te ver triste… e eu também não. Ela nunca será esquecida, mas vamos tentar lembrar-nos dos quase 11 anos maravilhosos que ela nos deu e acreditar que ela partiu na melhor companhia do mundo e nas mãos que ela escolheu. E temos todos a certeza que ela foi muito feliz. E fez-nos a todos muito felizes também.”

Até já Marita…

MARITAQuem é a mais linda? Serás sempre tu!

7 Replies to “I’m Feeling | “Quem é a mais linda?””

  1. Fernanda Carvalho says: Responder

    Obrigada pelas lindas palavras!!!! Pois estamos os dois chorando sem fim ,as nossas lágrimas caem pela cara abaixo, é muito injusto uma partida desta maneira e de sofrimento ,oque os animais aguentam e sempre bem dispostos, ela quis já sem força nenhuma,pois naõ sobia já para o sofá e um pouco antes subiu para a cama encostou-se a mim querendo despedir, é incrível e para o pai ela queria a mão dele e sempre aolhar para ele vai ser difícel deixar a imagem dela,

  2. Inácio Carvalho says: Responder

    Querida filha, é nestes momentos cruéis, que mais apreciamos uma voz amiga que de alguma forma nos conforta em momentos tão complicados como este. A minha amiga deixou-nos, sem queixumes nem lamentos mas sim com aquele olhar triste porque sabia que ia e não voltava, tanto que me esforcei para que ela não fosse mas, a hora dela tinha chegado,tenho que me conformar mas por muitos anos que viva jamais a irei esquecer,posso vir a ter muitos outros animais mas, a Marita nunca irá ser esquecida e nenhum outro irá ocupar o lugar que sempre foi dela, embora eu saiba que os outros animais não podem ser postos de parte, não sou capaz de fazer isso, vou dar todo o meu carinho e amor a uma próxima cadelinha ou cão, eles não têm culpa do que aconteceu á minha querida Marita, vou terminar porque estou lavado em lágrimas, já hoje na pesca falei com amigos sobre o que aconteceu e lá estava eu cheio de lágrimas, agradecendo-te a homenagem que nos prestáste e desejando que tudo vos corra bem e que o tempo ajude, beijinhos para ti e abraço para o Rui Serra. Obrigada por tudo.

  3. Como eu vos compreendo… Muita força, e um grande beijinho para si e para o melhor amigo da Marita 🙂

  4. […] semanas escrevi sobre o meu Pai ter perdido a sua melhor amiga de uma década (aqui), a sua companheira canina. E nessa altura fui muito solidária com a sua dor, mas também com a dor […]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Coisas FABULOSAS acontecem a quem subscreve esta newsletter!
Maria Amélia ícone
error: Conteúdo protegido!!
%d bloggers like this: