Hoje falei com um amigo meu, que me contou um episódio que teve na empresa onde trabalha, que me deixou profundamente chocada. (podem-me chamar ingénua, mas sim, fico chocada e acho inacreditável…)
Apetece-me imenso dizer nomes, quer da empresa, quer do responsável da mesma, são nomes tão conhecidos e familiares que, se ele não me tivesse implorado, jamais conseguia segurar. Mas por ele, vou fazê-lo.
“És dos melhores produtores que tive cá nos últimos anos, mas … mas… os nossos clientes não curtem blacks… quer dizer, curtem mais e confiam mais nos brancos, entendes?…”
WHAT?????
Esta merda existe?!?!?! Esta merda “ainda” existe??? Esta merda existe no ano 2015??? Em Lisboa??? What?!?!?!?!??!
A ti “R.” tenho isto para te dizer:
És das pessoas mais divertidas e profissionais que conheço.
Nunca te ouvi dizer um não, mesmo naquelas situações onde o não é de caras. Nunca deixas as pessoas na mão. Trabalhas que te desunhas. És cómico e super bem disposto, mesmo quando já tens 12 horas de trabalho no lombo.
És brilhante no que fazes. Tens imensa pinta e cheiras sempre àquele perfume muita bom, que não me lembro o nome, mas que reconheceria em qualquer parte do mundo. Adoro quando desencantas uma maçã perdida na mochila, e me matas a fome ao fim de horaaaaas a fio a trabalhar. A única coisa que me irrita em ti, é teres a mania que tens boa voz e estares sempre a cantarolar qualquer coisa!
Agora seres “black” como diz esse senhor… não tinha dado conta… Tens valores muito maiores para serem reconhecidos, mas, já que ele fala nisso… Tens uma cor de pele linda! Já te disse isso várias vezes, e tu até dizes que é tom de chocolate milka!
I’m feeling brown… Brown de castanho… Castanho de chocolate!
Olha, faz duas coisas: ensina-o a dançar uma valente kizombada (que cá pra mim deve haver aí algum tipo de ciúme) e mostra-lhe este vídeo:
É que eu pensava que o racismo era como as golas de croché… estava fora de moda! Para não dizer outra coisa.
Infelizmente existe…:/
Bjs
Verdade :/ Beijinhos