O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, mais conhecido por Santuário de Fátima, está situado na Cova da Iria, em Fátima (Portugal).
A par com Lurdes em França, Nossa Senhora da Guadalupe no México e Nossa Senhora da Aparecida no Brasil, é um dos mais importantes santuários marianos do mundo.
É um local de culto, respeitado por todos e longe de ser exclusivamente para católicos.
É essencialmente um local de fé. De paz.
Tenho o privilégio de visitar o Santuário de Fátima algumas vezes por ano.
Gosto da energia que sinto por lá e sou sempre invadida por uma paz sem explicação.
Para quem nunca foi ou conhece pouco ficam aqui algumas informações.
O Santuário de Fátima é composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto/Esplanada do Rosário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e colunatas, casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casa de retiros de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI, e também a vasta Basílica da Santíssima Trindade, inaugurada a 13 de Outubro de 2007. Destacam-se ainda a Capela do Lausperene (Laus Perene = Louvor Permanente) (onde está permanentemente exposto o Santíssimo Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada) e a Capela da Reconciliação, dedicada à celebração do Sacramento da Reconciliação (Confissão).
Tem imensos parques de estacionamento gratuitos, mas convém ir cedo porque principalmente em dias específicos (como os dias 13) ou em alguns domingos, é muito difícil estacionar.
Tem também muitas zonas de sombra e zonas para merendas e piqueniques.
Podem levar velas ou comprar lá, para colocar a arder no tocheiro do Santuário.
É normal encontrarmos por lá peregrinos a pagar promessas das mais variadas formas, de joelhos ou mesmo praticamente a rastejar, se bem que esta forma não seja normalmente aceitável pelos responsáveis do Santuário e são interpelados para não o fazerem.
Os horários das missas estão disponíveis na internet (aqui) e também no recinto em placards informativos.
Fátima é uma cidade de extremos, mesmo durante as estações mais temperadas da Primavera e Outono. É habitual durante o dia fazer muito calor e muito frio durante a noite. Convém levar chapéu para a cabeça e roupa para o frio caso fiquem o dia todo.
E se for esse o caso, se passarem lá o dia e não forem adeptos do piquenique, Fátima tem muitos restaurantes na zona envolvente do Santuário.
Se querem sentir uma energia verdadeiramente especial e viver um momento inesquecível, assistam a uma procissão das velas à noite.
O silêncio, a luz das velas na escuridão da noite, a paz e a fé, são uma combinação que proporciona esse momento tão especial.
Podes gostar de ler:
República Dominicana | Punta Cana
EUA | Memorial do 11 de Setembro
Já me segues no Facebook e no Instagram? ♥
Créditos da fotografia: Maria Amélia®