Hoje continuo a falar de sementes, desta feita, sementes de linhaça.
A semente de linhaça é considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças, pois o seu uso contínuo pode proporcionar aumento das defesas orgânicas e uma redução do ritmo de envelhecimento celular.
Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.
Muitos estudos estão a ser desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta a ser estudada outras funções e tem benefícios enquanto:
Rejuvenescedor
Redutor de peso
Auxiliar no combate à anemia
Auxiliar no combate ao cancro: de mama, de próstata, de cólon, de pulmão, etc…
Auxiliar no combate ao acne.
Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM (tensão pré-menstrual) e menopausa;
Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
Auxiliar no controle Diabete – da glicemia
Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao cancro da mama e do cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E, Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-las num robot de cozinha ou liquidificador, até virar pó… Depois, é só guardar no frigorífico e está pronto a consumir!
Como consumo as sementes de linhaça?
Eu consumo-as raladas nos sumos ou iogurtes, cerca de duas colheres de sopa/dia.
Agora vou dizer-vos porque eu consumo sementes de linhaça:
*Porque regula-me o intestino.
*Porque combate a minha persistente anemia.
*Porque é anticancerígeno.
*Porque traz imensos benefícios para o cabelo e para a pele.
Quanto ao preço:
Ronda os 5 a 7 euros/Kg nas grandes superfícies comerciais.
Entretanto se não tens visto o que tenho escrito sobre outros mimos saudáveis, aqui ficam eles:
[…] por isso, depois da bananinha coloquei uma colher de sobremesa de granola e frutos secos (com sementes de linhaça, sésamo, abóbora e […]