O mais importante da vida: fazer amigos verdadeiros!
No passado mês tive o privilégio de estar presente numa festa de aniversário de um amigo que fez 65 anos. O Santos Atinello é canadiano-italiano, mas vive em Portugal há mais de 20 anos, pelo que o seu coração já é português. É daquelas pessoas que me dá energia positiva e que me tem ensinado tanto. Por isso, hoje decidi escrever sobre este meu amigo!
O Santos Atinello celebrou recentemente os seus 65 anos numa festa espetacular na Tim’s Garage, em Cascais, com muito vinho e muita comida à mistura. Durante o evento partilhou sábias palavras que vou levar para sempre na minha vida.
O meu amigo contou que o seu pai lhe tinha dito que na vida o mais importante é fazer um amigo verdadeiro. Este amigo verdadeiro é aquele que gosta verdadeiramente de nós depois de conhecer todos os nossos defeitos, que não nos vira as costas mesmo quando estamos de mau humor, que reconhece quando acordamos maldispostos e que sabe quando vamos dormir preocupados, quando passamos por períodos mais difíceis e quando vivemos os nossos melhores tempos. A nós compete-nos nunca nos esquecermos dos nossos amigos quando melhoramos a nossa vida financeira e até mesmo quando perdemos dinheiro.
Estes foram os ensinamentos que o meu amigo proferiu durante a sua festa de aniversário, frisando, com orgulho, que a sua esposa é a sua grande amiga. Na realidade, é um dos casais mais felizes que conheço. Tiveram três filhas e sempre se respeitaram um ao outro. A sua esposa é também um exemplo de empreendedorismo, uma líder de mulheres.
Santos Atinello terminou o seu discurso, aconselhando que o melhor da vida é gozar a própria vida e fazer verdadeiros amigos. “Goza a vida porque vais estar morto por muito tempo”, disse.
Toda a sua experiência de vida também contribuiu para ser a pessoa que é e para fazer os amigos que tem hoje ao seu lado – e diga-se que são muitos! O Santos Atinello já correu muitas maratonas, já guiou um Porsche 9.11 e já casou as suas filhas. Para mim é um exemplo para que eu continue à procura de grandes amigos.
Depois da sua festa de anos fiquei a pensar em tudo o que disse e vi um vídeo de um senhor que fez 103 anos. Este centenário segue a mesma teoria de Santos Atinello: fazer amigos verdadeiros para quando morrermos não deixarmos dinheiro e problemas, mas sim amigos.
Graças a estes dois senhores, percebi que os amigos são a coisa mais importante a construir na vida. Devemos fazer das nossas esposas, namoradas e filhos os melhores amigos que temos. Os amigos verdadeiros são preciosidades que adquirimos ao longo da vida e por isso mesmo devemos valorizá-los sempre até à nossa morte.
Um grande abraço a todos os meus amigos!
Siga-me no Facebook e também no Twitter: @TimVieiraShark.
Veja também:
Fantástica e sóbria descrição. A vida é isso mesmo. O melhor e mais valioso que levamos connosco ao partir, são os momentos, gestos e alegrias que compartilhamos nos melhores e piores momentos da nossa vida com os nossos amigos.
Obrigado Tim por esse teu caminho. Abraço do George.
George, obrigada pelo seu comentário. 🙂